DÚVIDAS FREQUENTES

O QUE É LICENCIAMENTO?

O licenciamento é definido como a concessão de uma marca protegida por direitos autorais, conhecida como propriedade intelectual (PI), para exploração comercial em um produto, serviço ou promoção.


O licenciamento tem se mostrado uma importante ferramenta de marketing para impulsionar vendas e atinge diferentes perfis de consumidores através de uma diversificada gama de varejistas, desde redes populares, passando por magazines até lojas de luxo. Agrega valor às marcas ao passo que cria identificação imediata e relação emocional com o consumidor.

QUE CUSTOS EU TENHO AO LICENCIAR UMA MARCA?

Os investimentos básicos de uma empresa licenciada são definidos a partir dos royalties pagos e garantia mínima.

O QUE SÃO OS ROYALTIES?

Os royalties são a remuneração paga sobre os direitos das propriedades intelectuais (PI) e marcas licenciadas. O valor é calculado baseado em tabelas prefixadas e é isento dos impostos PIS, COFINS e ICMS.

Por exemplo, a taxa de royalties para o segmento de entretenimento e personagens é, geralmente, entre 10% e 15% sobre as vendas.

O QUE É A GARANTIA MÍNIMA?

A garantia mínima é um valor de adiantamento exigido pelos licenciadores sobre os royalties gerados a fim de criar um compromisso do licenciado com os produtos a serem desenvolvidos.

COMO CALCULO A GARANTIA MÍNIMA QUE DEVO PAGAR?

A garantia mínima é calculada com base em uma projeção de vendas da linha de produtos a serem licenciados pela empresa. A partir deste levantamento, calcula-se o total de vendas líquidas e a taxa de royalties desse faturamento. A garantia mínima é cerca de 50% do total de royaties.

Veja o exemplo abaixo:
Previsão de vendas: 50.000 unidades;
Custo do produto sem impostos: R$ 20,00;
Faturamento total: R$ 1.000.000,00;
Valor dos royalties (15%): R$ 150.000,00;
Garantia mínima (50% dos royalties): R$75.000,00;

COMO AVALIAR MEU PROJETO PARA UM PROGRAMA DE LICENCIAMENTO?

O licenciado deve exercer uma autoavaliação da sua empresa para conferir a viabilidade de um programa de licenciamento. O licenciado deve levar em consideração os históricos de faturamento da empresa, os principais canais de venda e principais clientes, como será feita a distribuição dos produtos e quais linhas de produtos serão licenciadas. É recomendável também elaborar uma projeção de vendas para um período de 2 anos. ​

Para mais informações acesse: www.abral.org.br